quinta-feira, 3 de junho de 2010

LEIA, INFORME-SE, DECIDA.


     Aviso aos navegantes: dói, e muito. O pós-cirúrgico imediato, para mim, foi extremamente doloroso. Haja remédio para dor. Por mais que você seja hipocondríaco, não há doses de medicamento que justifiquem a cirurgia. Realmente, a cirurgia é - e deve ser considerada - a última alternativa. Há dezenas de outras opções para perder peso e centenas de dietas. Eu mesmo, desde a década de 70, quando acompanhava as vãs tentativas de minha mãe em emagrecer, ouvi falar de várias, quase todas infrutíferas.
    Acredite, mesmo que não produzam resultados satisfatórios, todas elas são melhores que a cirurgia, seja pelo risco em si, seja pelos efeitos e cuidados que você deverá ter pelo resto da vida. É como se fosse sua última chance de levar (ou voltar a ter) uma vida que se aproxime dos padrões normais.
     Vale aqui o velho conselho: sempre procure um médico ou nutricionista na hora de fazer dieta. Também pense muito sobre as consequências e os riscos da cirurgia. Você tem grande chance de emagrecer, se sobreviver às complicações que podem ocorrer. Leia, informe-se, decida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário