terça-feira, 27 de julho de 2010

PEQUENOS AVANÇOS PESSOAIS (Parte 2)

     Continuo com a apresentação dos hábitos que abandonamos em razão do peso e voltamos a praticar após a perda de alguns quilos.

   4- Cortar as unhas dos pés. Uma variante do item anterior (dobrar as pernas ao sentar), que também pode ser associado ao ato de amarrar sapatos. De repente você não consegue mais alcançar as unhas tempo suficiente para corta-las. O esforço é tremendo e implica prender a respiração tempo suficiente para ficar mais próximo dos pés, quando você por alguns momentos adquire na face um tom azul esverdeado. O mesmo esforço é necessário para amarrar sapatos, etc.

     5- Andar, caminhar, etc. Você não percebe, mas de repente ficou escravo do automóvel ou dos serviços públicos de transporte coletivo. Eu, por exemplo, até pouco antes da cirurgia, fazia 4 caminhadas ao dia: da porta da sala até o carro, do carro até meu local (sala) de trabalho e vice-versa. Dava um total de ...50 metros por dia, nem um pouco atlético. Você, quando percebe, não está levantando nem para tomar água, ir ao banheiro, à sala ao lado, ou mesmo cumprimentar alguém. Se é chefe e conta com colegas compreensivos, pede que alguém lhe sirva água; se não é, morre de sede.

     6- Sentar em cadeiras de plástico. Muitas vezes já me perguntei quem foi o sádico que inventou tais instrumentos de tortura psicológica contra os obesos. Ele, tenho certeza, não passa nem na porta do céu. Considero uma grande covardia contra os obesos oferecer-lhes uma dessas cadeiras para sentar.  O gordo não consegue definir entre firmar as pernas para não passar vergonha se a cadeira quebrar ou relaxar e viver perigosamente alguns minutos. Os assumidos como eu não se envergonham em colocar duas cadeiras (uma sobre a outra) e sentar, mas é algo muito difícil de fazer sem se sentir constrangido. Ai que saudades dos móveis de madeira maçica, de ferro ou de fórmica.

     7- Andar de bicicleta - O saudável hábito é abandonado tão logo você começa a se sentir ridículo em cima de uma "magrela". E é por isso mesmo: você, enorme, em cima de uma magrela. Há muitos anos, muitos mesmo, alguns amigos meus qualificaram geometricamente aquela figura rotunda sobre a bicicleta. "Parece um círculo cortado por uma secante", sentenciaram. Aí não teve jeito, abandonei o esporte de vez.
     8- Enxergar abaixo da linha da cintura..., nem vou tocar no assunto.

     Há muito mais hábitos que abandonamos em razão do peso e que voltamos a exercer após a cirurgia. Quem quiser, pode completar ou dar ideias, aceitamos sugestões. Até outro dia.

2 comentários:

  1. Oi Mauro. Comecei a ler teu blog hj e já to viciada! Muito bom, além de informativo dmais! Esse post dos hábitos abandonados caiu como uma luva! Tô prestes a me operar (a principio na 1ª semana de dezembro) e é assim mesmo né... coisas que nem lembramos mais como são, simplesmente reaparecem! Não vejo a hora de começar a tirar da lista as coisas que 'não estou podendo'! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vá em frente e boa sorte! No começo dá muito trabalho (e nos primeiros dias dói demais, viu?, pelo menos eu achei que doeu), mas com o tempo o resultado aparece. Hoje já contabilizo 90 Kg a menos....

    ResponderExcluir