terça-feira, 14 de setembro de 2010

TOSSIR, UM PROBLEMA.

     Embora tenha ocorrido comigo por uns poucos dias e passado logo, desde antes da cirurgia fui assaltado por um medo imenso de tossir. O que me deixou meio aliviado foi que a cirurgia ocorreria ainda em maio, quando o clima não estaria tão frio ainda (na verdade, lá para o meio de junho fez um frio de doer os ossos, mas os dias críticos já haviam passado).

     Por que a preocupação com uma eventual tosse? A resposta é óbvia: você tem um palmo e meio de cicatriz ainda não fechada entre o tórax e o umbigo, da qual, é bom não esquecer, vaza uma secreção. Além disso, por dentro, você teve o estômago seccionado e foi premiado com duas recentes e não totalmente cicatrizadas ligações "diretas", a saber:
     a) do estômago "novo" até o intestino delgado;
     b) do estômago "antigo" até uma nova entrada no intestino delgado.

     Também é bom não esquecer que você foi literal, cabal e totalmente aberto de cima até embaixo e mexeram, reviraram, cortaram, cutucaram e te costuraram por dentro e por fora. Em resumo, está tudo extremamente sensível ao toque e a qualquer movimento por mais suave que seja, que dirá então ao movimento de distensão e contração do tórax e do abdómen durante as "crises" de tosse. Então, o medo de "pegar" uma tosse por qualquer motivo que seja se encontra plenamente justificado.

     E se a tosse vier, o que fazer? Aí não tem jeito, mesmo, vai doer com força. O problema, como já disse linhas acima, são os movimentos de expansão e contração do tórax e do abdómen. Para evitar um mal maior, abrace seu velho amigo das noitadas: o travesseiro. Isso mesmo, o travesseiro permite uma expansão mínima do tórax e do abdómen, sem deixar, contudo, que ela seja muito violenta, abrupta, amortecendo-a. Resultado, você tosse, mas os "trancos" (e as dores) são menores. É uma solução simples e prática, que apresenta resultados satisfatórios e não tem contra-indicações, até onde eu saiba (só se você tiver alergia a travesseiro....). Ah, o método também vale para quando você quiser espirrar.

     Persistindo a tosse (ou os espirros), consulte seu médico sobre o que você pode tomar para diminuí-la ou suprimí-la completamente. Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário